Como surgiu o Mario ?

A maior parte das pessoas da minha idade jogou até “zerar” os jogos, procurando por esconderijos secretos e moedas escondidas. Mario atravessou gerações, renovando-se e conquistando uma legião de fãs. É inegavelmente um dos maiores sucessos da história dos games. Mas como ele surgiu?

Em 1980, a Nintendo precisava penetrar no mercado americano. Hiroshi Yamauchi, o presidente e CEO da Nintendo na época, pediu ao designer Shigeru Miyamoto para conceber um novo jogo baseado em suas próprias idéias. Este jogo, que foi inspirado em personagens conhecidos como Popeye e King Kong, foi chamado de Donkey Kong.

O jogo era mais ou menos assim: um carpiteiro bigodudo chamado “Jumpman” tinha que enfrentar diversos obstáculos e subir em plataformas para resgatar a mocinha.

Donkey Kong foi um sucesso! Pouco tempo depois, o pessoal da Nintendo se viu em busca de um nome mais atraente do que Jumpman para o homenzinho. Reza a lenda que um dia um senhor chamado Mario Segali, dono do imóvel onde ficava o escritório da Nintendo, chegou muito bravo cobrando o aluguel atrasado. Os desenvolvedores acharam a personalidade do homem parecida com a de Jumpman e resolveram batizá-lo de Mario.

Em 1982, a Nintendo resolveu lançar uma nova versão do jogo, entitulada Donkey Kong Junior. Já com o nome oficial, Mario desta vez era o vilão, que sequestrou Donkey Kong pai e o deixou preso na gaiola.

Entusiasmada com o novo fenômeno de vendas a Nintendo queria mais. Resolveu apostar em um jogo em que Mario seria a estrela. Mas ganharia companhia: seu irmão, o mais alto, mais magro e mais medroso, Luigi.

Surgia o Mario Bros. O jogo já possuia as tartaruguinhas, que persistiram por toda a saga, e se passava dentro de um esgoto, onde saiam moedas dos encanamentos valendo pontos. Os inimigos eram abatidos pulando em cima deles duas vezes, pois se fosse somente uma, dentro de pouco tempo ele voltaria ao normal, só que mais rápido.

É o Super Mario Bros, jogo que teve mais de 40 milhões de cópias vendidas ou acompanhadas do console. De lá para cá, mais de 200 jogos surgiram com o personagem. Hoje, Mario é o personagem símbolo da Nintendo, sendo tão reconhecido mundialmente quanto Mickey Mouse.

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: